Orientador:RICARDO ANDRE CAVALCANTE DE SOUZA

Local:Auditório do Departamento de Computação (DC)

Data:23/08/2024

Hora:14:00

Banca: MARCELO LUIZ MONTEIRO MARINHO (UFRPE)

MARCELO BRITO CARNEIRO LEAO (UFRPE)

Título: A Educação 4.0 voltada às competências empreendedoras no Ensino Médio-Técnico

Resumo: Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma abordagem de Educação 4.0 voltada a equipar estudantes com competências empreendedoras, envolvendo o exercício das habilidades associadas como criatividade, liderança, trabalho coletivo e colaborativo, pensamento analítico e resolução de problemas. A abordagem desenvolvida foi baseada em um conjunto de habilitadores, entre os quais: Design Centrado em Humano (HCD) como processo de inovação, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como pedagogia ativa, e Agilidade para gestão do projeto. A abordagem proposta foi aplicada em turmas do ensino médio-técnico e avaliada pelos estudantes participantes e por professores, sendo que o feedback obtido aponta para o alcance das contribuições esperadas.

Auditório do Departamento de Computação (DC) -