O PPGIA possui, desde 2016, as linhas de pesquisa Inteligência e Modelagem Computacional; e Engenharia de Software e Sistemas Computacionais. O conhecimento dos docentes em Inteligência Artificial e no desenvolvimento de sistemas computacionais abre muitas possibilidades de criação de soluções inovadoras e sustentáveis que contribuem para o avanço social e educação.
O compromisso social, a inovação e a relevância estão entre os valores do PPGIA, e nossa missão está focada na aplicação da computação para a resolução de problemas reais. Estamos alinhados à missão da UFRPE de “semear conhecimento, inovação e inclusão por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, atenta à complexidade, pluralidade e diversidade dos anseios da sociedade”. Entre os objetivos estratégicos da UFRPE, estão: Elevar a qualidade da formação orientada para o enfrentamento dos desafios complexos, plurais e diversos da sociedade contemporânea; Desenvolver a produção científica e a inovação de alto impacto; e Envolver membros de comunidades externas locais, regionais e internacionais na priorização de demandas contextualizadas por produção científica e inovação. E entre os objetivos específicos relacionados à pós-graduação, destacamos aqui: Estimular o caráter inovador e empreendedor nas atividades de pesquisa dos programas de pós-graduação da UFRPE. Assim, percebe-se um foco no estímulo à inovação visando as demandas sociais.
Os projetos de pesquisa dos docentes do PPGIA já refletem essa identidade do programa voltada à resolução de problemas da sociedade, por exemplo: Mineração de Dados Abertos para Análises de Recursos e Dados Públicos; Visão Computacional aplicada à indústria, saúde e segurança; Utilização de learning analytics para propor soluções inteligentes para educação; Desenvolvimento e Uso de Tecnologias Educacionais; Análise de dados educacionais para apoiar a gestão de ensino orientada a evidências; Inovação em Métodos de Computação Inteligente para Promoção da Saúde e Sustentabilidade; Desenvolvimento de Algoritmos Inteligentes para Transformação Social: Soluções Inovadoras na Educação, Saúde e Cidades Inteligentes; Transformação Digital como driver de Inovação na economia do Conhecimento: aplicações na Educação, Setor Público, Sustentabilidade e Liderança. Percebe-se também um alinhamento dos projetos a vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como: Saúde e Bem-estar; Educação de qualidade; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis.