A missão do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) é realizar pesquisas inovadoras em Informática Aplicada para solucionar problemas e garantir qualidade na formação de pessoas na área de Computação. A visão do PPGIA é ser reconhecido por seu foco na resolução de problemas interdisciplinares, contribuindo para a produção científica e formando pesquisadores nacional e internacionalmente. Os valores do PPGIA são inovação, colaboração, qualidade, relevância, compromisso social e criatividade.
 

A identidade organizacional do PPGIA reflete sua inserção na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, instituição centenária e com forte tradição nas áreas agrícolas. Com origem em 1912, a UFRPE aprovou a criação do primeiro curso na área de Computação em 1999, e o PPGIA foi aprovado em 2011, uma iniciativa de professores do Departamento de Estatística e Informática (DEINFO). Hoje, o Programa conta também com diversos docentes do Departamento de Computação (DC). Assim, a Computação é nova na UFRPE e vem buscando consolidação. Um diferencial do PPGIA é a riqueza de oportunidades de colaboração na UFRPE com ciências agrárias, tecnologia rural, engenharia aquícola e zootecnia. Além disso, a UFRPE tem tradição na formação de professores, com cursos de licenciatura em nove áreas, proporcionando oportunidades de pesquisa em tecnologias educacionais. Pesquisas de professores em parceria com essas áreas reforçam a proposta de tratar da tecnologia da informação aplicada, com foco em problemas reais.

As atividades desenvolvidas nos cursos de mestrado visam exercitar o raciocínio científico e familiarizar os alunos com as técnicas, equipamentos e metodologia do trabalho científico. As diretrizes e linhas de pesquisa do Programa estão integradas às políticas estaduais, regionais e nacionais de desenvolvimento.

O PPGIA/UFRPE é um programa de pós-graduação em ciência da computação, mas vem trabalhando exaustivamente na busca pelo aprimoramento constante. O Programa conta atualmente com o Conceito 3 da CAPES e recebe bolsas da CAPES e da FACEPE (agência estadual de fomento).