A missão do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada - PPGIA é realizar pesquisa inovadora em Informática Aplicada para a resolução de problemas, garantindo a qualidade na formação de pessoas na área de Computação. A visão do PPGIA é ser reconhecido pelo foco na resolução de problemas interdisciplinares, contribuindo para a produção científica e formação de pesquisadores no âmbito nacional e internacional. Os valores do PPGIA são: inovação, colaboração, qualidade, relevância, compromisso social e criatividade.

A identidade organizacional do PPGIA reflete sua inserção na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, instituição centenária com uma forte tradição nas áreas agrárias. Com suas origens em 1912, a UFRPE aprovou a criação do primeiro curso na área de Computação em 1999 e o PPGIA foi aprovado em 2011, uma iniciativa de docentes do Departamento de Estatística e Informática (DEINFO). Hoje, o programa possui também vários docentes do Departamento de Computação (DC). Assim, a Computação é recente na UFRPE, e vem buscando consolidação. Um diferencial do PPGIA é a riqueza de oportunidades de colaboração na UFRPE com ciências agrárias, tecnologia rural, engenharia de pesca e zootecnia. Além disso, a UFRPE possui tradição na formação de professores, com cursos de licenciatura em nove áreas, constituindo oportunidades de pesquisas na área de tecnologias educacionais. Existem pesquisas de docentes em parceria com essas áreas, reforçando a proposta de tratar da informática aplicada, com foco em problemas reais.

As atividades desenvolvidas nos cursos de mestrado visam o exercício do raciocínio científico e a familiarização com técnicas, equipamentos e metodologia do trabalho científico. As diretrizes e as linhas de pesquisa do Programa estão integradas com as políticas de desenvolvimento estadual, regional e nacional.

O PPGIA/UFRPE é um programa de pós-graduação em ciência da computação novo, mas que vem trabalhando exaustivamente na busca de sua constante melhoria. O Programa possui atualmente o Conceito 3 da CAPES e recebe bolsas de estudos da CAPES e FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco).